Carta à Folha de São Paulo - 28/03/2011
Ao Exmo Sr Sérgio d’Ávila Editor executivo do Caderno Cotidiano - Folha de São Paulo. Prezado Senhor Fomos hoje, surpreendidos com matéria que ocupa ¼ de página, em local de destaque no Jornal A Folha de S.Paulo, Caderno Cotidiano, que associa a Cachaça MAGNÍFICA com uma campanha homofóbica, com a seguinte chamada ‘PROPAGANDA HOMOFÓBICA FEITA NO BRASIL VAZA E CAUSA POLÊMICA” : “ Em inglês, A PROPAGANDA DA CACHAÇA MAGNÍFICA, fabricada em Miguel Pereia (RJ) mostra a planta...” e a seguir, “Abaixo há uma foto da Cachaça Magnífica e a frase...” Novamente, na cópia do anúncio referido, figura em destaque como título “HOMOFOBIA NA PUBLICIDADE – PROPAGANDA DA CACHAÇA MAGNÍFICA” e estranhamente o nome dos criadores da peça e responsáveis por sua publicação, foi omitido na matéria. Por três vezes,portanto, o nome da cachaça MAGNÍFICA foi associada pela Folha a uma campanha homofóbica, muito embora, a seguir, a pseudo notícia seja desmentida no corpo da matéria. Ou seja: NÃO HOUVE QUALQUER PROPAGANDA OU CAMPANHA DA CACHAÇA MAGNÍFICA, como bem foi informado ao Jornalista Estevão Bertoni e como confirma a Agência 3 responsável pela veiculação do anúncio, segundo a mesma matéria. Houve apenas a publicação de um anúncio não autorizado num site americano, por uma dupla de criadores. Não podemos por isto aceitar a vinculação que a matéria em questão induz, da Cachaça MAGNÍFICA com tal campanha. Não entendemos a repercussão dada à notícia pela Folha, e estranhamos que um jornal de tal importância e credibilidade, permita que uma não ‘notícia’ tão carregada de ambigüidade seja veiculada, prejudicando a imagem de uma marca que sempre prezou pelo respeito ao público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário